EUA aumentam pressão sobre empreiteiras para barrar o Nord Stream 2, diz mídia

Os Estados Unidos aumentaram a pressão sobre empreiteiras europeias para fazê-las abandonar o projeto do gasoduto Nord Stream 2 (Corrente do Norte 2), liderado pela Rússia.
Sputnik

A informação foi publicada pelo site Die Welt, citando fontes. As autoridades norte-americanas, em particular, realizaram videoconferências individuais com os europeus para "apontar consequências de longo prazo" de sua participação contínua no projeto, informou o jornal alemão no sábado (25).

As fontes dizem que até 12 representantes dos departamentos de Estado, Tesouro e Energia participaram dessas negociações. As autoridades norte-americanas "em tom amigável deixaram bem claro que querem impedir a conclusão da construção do gasoduto", publicou o Die Welt.

EUA aumentam pressão sobre empreiteiras para barrar o Nord Stream 2, diz mídia

A notícia vem após o Senado dos EUA ter aprovado, na quinta-feira (23), sua versão do projeto de lei de gastos para a Defesa no ano fiscal de 2021, incluindo sanções sobre gasodutos.

Em dezembro de 2019, as sanções sobre o Nord Stream 2,  parte da Lei de Autorização de Defesa Nacional dos EUA de 2020, forçaram a empresa suíça de gasodutos Allseas a deixar o projeto, com apenas 160 quilômetros do gasoduto assentados. A Rússia agora está terminando projeto por conta própria.

Comentar