Trump diz que não descarta o fechamento de mais missões diplomáticas da China

O presidente dos EUA, Donald Trump, disse durante uma coletiva de imprensa na Casa Branca que não descarta o fechamento de mais missões diplomáticas chinesas.
Sputnik

No início do dia, o Departamento de Estado dos EUA confirmou à Sputnik que ordenou que a China fechasse seu consulado em Houston, no Texas, apontando acusações de que a China está espionando os EUA.

"Quanto ao fechamento de mais embaixadas, é sempre possível", disse Trump nesta quarta-feira (22), quando perguntado se ele planejava encerrar outras missões diplomáticas chinesas no país.

Após a ordem de fechamento da missão diplomática da China em Houston, a embaixada chinesa em Washington emitiu um comunicado condenando a medida e alertou que Pequim responderia ao que considera uma "provocação política".

Trump diz que não descarta o fechamento de mais missões diplomáticas da China

A China negou as acusações dos EUA e criticou o país por supostas violações do direito internacional, dizendo que Washington está incitando o ódio contra os cidadãos chineses.

Durante a coletiva de imprensa, Trump também indagou por que a equipe do consulado chinês em Houston estava queimando documentos no pátio da missão diplomática depois de receber a ordem de fechar o consulado. Diante da acusação veiculada na mídia, o Ministério das Relações Exteriores da China negou a versão e afirmou que "o Consulado-geral funciona normalmente".

Comentar