Irã inicia desenvolvimento de seu próprio caça pesado

O Irã iniciou o desenvolvimento de um caça pesado, informou o vice-comandante da Força Aérea iraniana, brigadeiro-general Hamid Vahedi.
Sputnik

Em entrevista à agência de notícias Tasnim, Vahedi afirmou que a decisão de desenvolver um caça pesado foi tomada depois que os engenheiros iranianos tiveram sucesso com o caça leve Koswar, que entrou em serviço na Força Aérea do país no final do mês passado.

O Koswar possui aviônica fabricada no Irã e motores desenvolvidos no país. O Irã também alcançou "grande sucesso" na pesquisa de capacidades furtivas em uma diversidade de plataformas, segundo Vahedi.

Irã inicia desenvolvimento de seu próprio caça pesado

Além disso, os engenheiros fizeram progressos para melhorar as capacidades de radar e de guerra eletrônica da Força Aérea iraniana.

A indústria de defesa iraniana obteve ainda melhorias, indicou o comandante da Força Aérea, em um programa para estender o alcance do míssil ar-ar Sidewinder, projetado nos EUA e integrado ao caça F-5. O alcance, que era de oito quilômetros, passou para 19 quilômetros, o que o torna "muito eficaz durante um combate aéreo", ressaltou.

Atualmente, a Força Aérea iraniana conta com aproximadamente 20 caças MiG-29 e 23 Su-24 da Rússia, além de 17 Chengdu F-7 da China, 50 F-4 Phantom II, 20 Northrop F-5, 24 Grumman F-14 dos EUA e nove Mirage F1 da França.

Além disso, o Irã testou seu caça furtivo ultrassecreto F-313 Qaher, uma plataforma experimental revelada pela primeira vez em 2013 e modificada por diversas vezes nos últimos anos.

O Irã está investindo em recursos tecnológicos e financeiros para criar um exército autossuficiente, capaz de produzir seus próprios equipamentos, desde armas ligeiras a drones e mísseis de longo alcance.

Comentar