Notícias do Brasil

Líder indígena da maior tribo do Rio morre de COVID-19

Nesta terça-feira (21), o cacique Domingos Venite, de 68 anos, morreu vítima da COVID-19 em um Centro de Referência para o tratamento da doença em Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro.
Sputnik

Venite era líder da tribo guarani Sapukai, a maior do estado do Rio de Janeiro e estava em tratamento desde o dia 26 de junho.

O corpo do cacique será sepultado na aldeia respeitando normas para evitar a contaminação dos demais membros do grupo, conforme orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Líder indígena da maior tribo do Rio morre de COVID-19

Conforme publicou o portal G1, o governo municipal aponta que há 88 indígenas infectados pela COVID-19 em Angra dos Reis, sendo que a tribo Sapukai reúne 350 membros.

A prefeitura da cidade emitiu uma nota lamentando o falecimento da liderança indígena e afirmou que o cacique recebeu o tratamento disponível para a doença.

A COVID-19 tem avançado em tribos indígenas Brasil adentro. Em Manaus, o prefeito chegou a descrever a situação como "genocídio", ainda em maio deste ano.

Diante disso, após ação entre partidos de oposição e junto à Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), no início deste mês, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que o governo federal adote medidas para combater a pandemia entre indígenas.

Comentar