Turquia terá 1º carro elétrico nacional até o final de 2022, diz Erdogan

O primeiro veículo elétrico produzido em massa da Turquia estará pronto até o final de 2022, disse neste sábado (18) o presidente turco Recep Tayyip Erdogan.
Sputnik

Erdogan fez o anúncio durante uma cerimônia na província de Bursa, na região noroeste da Turquia.

"Planejamos concluir a [construção da] fábrica em 18 meses e retirar nosso [primeiro] veículo da linha de produção no último trimestre de 2022", disse Erdogan conforme a publicação da agência de notícias estatal Anadolu.

O presidente observou que a Turquia espera pela finalização da fábrica há 60 anos, e classificou a entrega do projeto como um "passo histórico".

Em dezembro de 2019, o Grupo de Iniciativa Automobilística da Turquia (TOGG) anunciou seus planos de fabricar um SUV elétrico até 2022, o primeiro automóvel do tipo produzido no país. A planta de produção da TOGG foi estimada em 23 bilhões de liras turcas (cerca de R$ 21 bilhões).

A TOGG é composta por cinco empresas turcas: Anadolu Group, Kok Group, Turkcell, BMC e Zorlu Holding. O grupo foi criado em junho de 2018 para criar o primeiro automóvel totalmente produzido na Turquia. O grupo espera produzir 175 mil veículos anualmente e criar cinco modelos diferentes até 2030.

Comentar