Coreia do Norte está desenvolvendo mísseis capazes de evadir defesas antiaéreas, alerta relatório

Um relatório do Serviço de Pesquisa do Congresso dos EUA (CRS) alertou sobre três mísseis recém-desenvolvidos pela Coreia do Norte capazes de evadir a defesa antiaérea e lançar um ataque tático.
Sputnik

O relatório sobre os sistemas de mísseis nucleares e balísticos desenvolvidos por Pyongyang, divulgado pelo CRS nesta terça-feira (14), indica que os recentes testes de mísseis do país asiático "podem visar mais do que uma simples declaração política, podendo se destinar a aumentar a confiabilidade, eficácia e capacidade de sobrevivência de seus mísseis balísticos".

"Os recentes avanços no programa de testes de mísseis balísticos da Coreia do Norte parecem se destinar a desenvolver capacidades para neutralizar ou baixar a eficácia das defesas antimísseis implantadas na região: Patriot, sistemas de defesa antimíssil Aegis e THAAD", refere o relatório.

O documento centra-se em três novos sistemas de mísseis testados nos últimos anos pela Coreia do Norte: o KN-23, KN-24 e KN-25. A semelhança entre estes mísseis balísticos de curto alcance levou erradamente a acreditar, quando eles estavam sendo testados em 2019 e 2020, que poderiam ser a mesma arma.

Os três são lançados de plataformas móveis instaladas em caminhões e seguem "trajetórias de voo atípicas", projetadas para enganar os sistemas de defesa antiaérea. Possuem também os três um alcance bastante limitado. O mais potente, o KN-23, parece ter um alcance inferior a 692 km, de acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS).

Coreia do Norte está desenvolvendo mísseis capazes de evadir defesas antiaéreas, alerta relatório

Segundo observa o relatório, o KN-24 "demonstra possuir um sistema de orientação e capacidade de manobra em voo para realizar ataques de precisão". Além disso, o documento adverte que o míssil poderia ser um sistema de dupla capacidade, ou seja, que pode ser equipado com ogivas tanto convencionais como nucleares.

Coreia do Norte está desenvolvendo mísseis capazes de evadir defesas antiaéreas, alerta relatório

Em relação ao último sistema, o KN-25, o relatório afirma que ele "esbate a fronteira entre foguete e míssil", possui "aviônica avançada, sistemas de navegação por inércia e por satélite e uma estrutura aerodinâmica".

Coreia do Norte está desenvolvendo mísseis capazes de evadir defesas antiaéreas, alerta relatório

Esta arma, segundo o relatório, parece ser um espécie de lançador múltiplo de foguetes, semelhante ao sistema HIMARS do Exército dos EUA. Além disso, o documento observa que o Exército Popular da Coreia do Norte poderia tentar realizar um lançamento massivo a fim de confundir a rede de defesa adversária.

Outro documento do governo japonês publicado no início desta semana emitiu um alerta semelhante sobre as capacidades dos mísseis da Coreia do Norte, focando a atenção no fato de Pyongyang poder estar desenvolvendo um míssil balístico de baixa trajetória, capaz de evadir rede de defesa antimíssil do Japão e de lançar um ataque nuclear contra o território japonês.

Comentar