Maiores bancos dos EUA boicotam setor petrolífero, informa WSJ

Os maiores bancos norte-americanos estão boicotando empréstimos ao setor petrolífero devido à pressão de ambientalistas, informa o The Wall Street Journal.
Sputnik

"Como regra, bancos competem por empréstimos a clientes corporativos. A concorrência, assim, assegura que os projetos dignos possam acessar o capital e usá-lo para fornecer produtos aos consumidores a preços acessíveis. Porém o Citibank, Goldman Sachs, JPMorgan Chase, Morgan Stanley e Wells Fargo começaram a tomar medidas paralelas para limitar a liquidez e o capital ao setor energético dos EUA", escreve o WSJ.

Particularmente, estes bancos supostamente "prometeram negar empréstimos em apoio à perfuração no Ártico e à mineração de carbono" por pressão de ambientalistas.

Maiores bancos dos EUA boicotam setor petrolífero, informa WSJ

O jornal ressalta que a maior gestora de fundos do mundo, a BlackRock, anunciou em janeiro que se retiraria dos investimentos nas empresas que recebem mais de 25% de sua renda do carbono térmico.

"Estes anúncios soam como propostas tramadas para boicotar um segmento crítico da economia dos EUA", observa o jornal, ao ressaltar que estes passos podem violar as leis federais de livre concorrência.

Comentar