Trump anuncia início do processo formal para saída da OMS

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (7) ao Congresso e à ONU que iniciou o processo para a retirada formal do país da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sputnik

De acordo com o Departamento de Estado norte-americano, "o aviso de retirada dos Estados Unidos, em 6 de julho de 2021, foi submetido ao secretário-geral da ONU, que é o depositário da OMS".

"Os EUA são parte da Constituição da Organização Mundial da Saúde desde 21 de junho de 1948. A participação dos Estados Unidos na Organização Mundial da Saúde foi aceita pela Assembleia Mundial da Saúde, com certas condições estabelecidas", diz um comunicado assinado pelo porta-voz da OMS, Stephane Dujarric, citado pelo G1.

De acordo com a nota, "as condições mencionadas incluem aviso prévio de um ano e cumprimento integral do pagamento das obrigações financeiras avaliadas".

"O secretário-geral, na sua qualidade de depositário, está em processo de verificar com a Organização Mundial da Saúde se todas as condições para tal retirada estão preenchidas", acrescenta o comunicado.

Comentar