Rússia desenvolve novo método de detecção de aeronaves furtivas

O novo método foi criado pelo Instituto de Radiotecnologia A. L. Mints (RTI, na sigla em russo) e visa detectar qualquer objeto que tenha sido desenvolvido com utilização da tecnologia furtiva.
Sputnik

Para que uma aeronave ou qualquer outro objeto se torne furtivo, é preciso que o mesmo seja dotado de revestimentos especiais para absorção de ondas de rádio, de maneira que o sinal do radar refletido seja diminuído.

Desenvolvedores russos criaram um método diferente do tradicional. Entretanto, especialistas não revelaram detalhes da criação.

Até o momento é possível afirmar apenas que na tela do radar não é possível visualizar a aeronave, mas, sim, sua localização.

"Como parte do desenvolvimento do novo método, o instituto avaliou a possibilidade de usar a sombra de radar sintetizando a abertura de objetos em movimento que surgem durante o mapeamento da área", afirmou o RTI.

Especialistas acreditam que o novo método desenvolvido seja algo inovador na área de detecção de longo alcance de veículos produzidos com tecnologia furtiva.

Comentar