Notícias do Brasil

Igrejas do Rio voltam a ter missas presenciais neste sábado

As igrejas do Rio retomam missas presenciais neste sábado (4). O retorno vai seguir as recomendações da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Sputnik

Somente as igrejas com higienização e indicações com adesivos para respeitar o distanciamento poderão realizar os cultos. De modo a evitar o contato direto, a hóstia será entregue na mão da pessoa que a levará à boca.

As igrejas precisam contar com equipes preparadas para orientar as pessoas e disponibilizar álcool em gel e máscaras.

Desde o início do isolamento social, em 20 de março, missas, orações e demais celebrações passaram a ser realizadas por Internet, sem a presença do público. A abertura foi decidida após consultas com representantes da comunidade científica e autoridades do estado e do município.

"Sabemos que a pandemia continua, sabemos da situação que devemos ter todo o cuidado e prudência, porém a toda uma solução de tratamento na cidade. Esperamos que ninguém precise utilizar os leitos, mas têm como ser tratado", disse o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, em entrevista à Agência Brasil.

As paróquias com número maior de fiéis terão que programar vários horários de missas para atender a todos. A entrada só será permitida aos que fizerem agendamento. A Arquidiocese desenvolveu um aplicativo para facilitar o agendamento e algumas paróquias estão utilizando WhatsApp ou telefone.

"Os grupos de risco são convidados a participar de casa das missas on-line pela Internet. Ninguém é obrigado a ir às igrejas. Nós dispensamos do cumprimento do preceito dominical", completou o arcebispo.

Comentar