Xi Jinping assina lei de segurança nacional para Hong Kong

Nesta terça-feira (30), o Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional, a maior autoridade legislativa da China, votou a favor da lei de segurança nacional para Hong Kong.
Sputnik

O líder da China, Xi Jinping, assinou o decreto presidencial que aprova uma nova lei de segurança para a zona especial, de acordo com o canal estatal CCTV.

Em resposta à aprovação da nova legislação, diversos ativistas da região especial, incluindo Joshua Wong, decidiram deixar seus partidos políticos. Vários ativistas pró-democracia deletaram suas contas em redes sociais devido a receios de possíveis acusações criminais baseadas na lei recentemente aprovada.

Contudo, a chefe do poder executivo de Hong Kong, Carrie Lam, afirmou que a nova legislação não afetará a autonomia de Hong Kong.

A nova legislação proíbe atividades terroristas, subversivas e secessionistas, assim como interferências estrangeiras em Hong Kong.

Esta ação é apoiada pela liderança de Hong Kong, mas despertou uma onda de protestos na cidade, uma vez que um grande setor da população local teme pela perda de direitos. De acordo com Pequim, a nova leia busca punir atividades ilegais no território sem afetar as liberdades democráticas atuais.

Comentar