Japão poderá autorizar proteção naval armada de navios mercantes no golfo de Omã, diz jornal

Tóquio está disposta a autorizar as Forças de Autodefesa do Japão que patrulham águas no Oriente Médio a usar armas para proteger navios mercantes japoneses, disse o jornal Yomiuri Shimbun.
Sputnik

Caso uma embarcação mercante seja atacada por terceiros, o uso de armas por um navio-patrulha das Forças de Autodefesa japonesas que estiver nas proximidades não violará o chamado Art. 9º da Constituição, apelidado de "pacífico", que proíbe o uso de armas para resolver conflitos internacionais, informou a mídia neste domingo (28).

Em junho, um navio-tanque de uma subsidiária japonesa foi atacado nas águas do Oriente Médio, o que levou Tóquio a considerar enviar navios de escolta.

Os navios de guerra japoneses ainda são proibidos de usar a força para proteger embarcações estrangeiras sob quaisquer circunstâncias ou para proteger navios comerciais próprios se as embarcações estiverem distantes.

Japão poderá autorizar proteção naval armada de navios mercantes no golfo de Omã, diz jornal

Durante janeiro e fevereiro, o Japão enviou um destróier e um avião de vigilância Lockheed P-3 Orion para patrulhar uma área que integra o golfo de Omã, a parte norte do mar Arábico e o golfo de Áden.

Comentar