Ministro da Defesa do Japão suspeita que Kim Jong-un tenha problemas de saúde

Enquanto o líder norte-coreano Kim Jong-un protagonizou rumores sobre seu estado de saúde por mais de uma vez neste ano, ministro japonês diz que Coreia do Norte tem tido "estranhos movimentos".
Sputnik

Ainda em abril, Kim Jong-un havia passado cerca de 20 dias sem aparecer em eventos públicos ou em imagens divulgadas pela mídia do país.

O "sumiço" do líder foi logo percebido após sua ausência nas comemorações de nascimento de seu avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il-sung, no Dia do Sol (15 de abril).

Ontem (25), durante uma coletiva de imprensa, o ministro da Defesa do Japão, Taro Kano, afirmou:

"Nós temos algumas suspeitas sobre a saúde [de Kim Jong-un]", publicou a CNN citando o ministro.

Além disso, Kano declarou que "estranhos movimentos" têm sido observados no país.

Ministro da Defesa do Japão suspeita que Kim Jong-un tenha problemas de saúde

A razão disso seriam as tentativas de Kim de evitar contrair a COVID-19, uma vez que relatos afirmam que a doença está no país.

EUA, Japão e outros países estão trocando informações de inteligência sobre a Coreia do Norte, segundo Kano. Contudo, ao ser perguntado sobre mais detalhes sobre a saúde de Kim, o japonês afirmou que "não estou autorizado a discutir questões de inteligência".

Além de expressar suspeitas sobre a saúde do líder norte-coreano, o ministro também alegou que o Partido Liberal Democrático, governista no Japão, tem considerado a ideia de adquirir armas capazes de atacar bases de mísseis norte-coreanas para conter ameaças de mísseis.

A declaração vem logo após a Coreia do Norte afirmar estar determinada a efetuar um ataque nuclear contra os EUA se entrar em guerra com a Coreia do Sul.

Comentar