Lula gigante de mais de 300 quilos surge em praia na África do Sul (FOTO)

Uma lula gigante de mais de 310 quilos surgiu na praia de Golden Mile, na África do Sul, chocando os moradores locais.
Sputnik

O animal marinho foi encontrado por Adéle Grosse, da Cidade do Cabo, que comentou ao portal Live Science: "No começo, eu queria a devolver ao oceano [Porém] com uma observação mais próxima, era possível ver que estava morta."

Não está claro como a lula morreu, contudo, Grosse afirmou: "Tivemos grandes ondas na noite anterior, e compreendi que a onda empurrou esta maravilhosa lula em direção à praia nas primeiras horas da manhã. Procuramos por marcas de mordidas ou feridas, mas não conseguimos encontrar nada."
Lula gigante de mais de 300 quilos surge em praia na África do Sul (FOTO)

A Unidade de Biologia Marinha dos Museus Sul-Africano Iziko transportou o animal para a Cidade do Cabo, onde será medido e terá o DNA analisado.

Temporariamente, a lula está armazenada, porém, uma vez que as restrições do coronavírus no país sejam retiradas, o espécime será preservado em uma instalação especial do museu.

"Isto é raro. Na África do Sul, tivermos poucos encalhes. Surpreendentemente, apesar de nosso museu ter quase 200 anos, nosso espécime de lula gigante encalhada mais antigo é de 1972", disse à mídia News24 o doutor Wayne Florence, biologista marinho e curador de invertebrados marinhos dos museus Iziko.

A descoberta se juntará a outros 19 exemplares no Museu Iziko, que tem a maior coleção de lulas gigantes da África.

"Parte da nossa missão – que o público frequentemente desconhece – é documentar a biodiversidade da África e nós fazemos isso através da coleta de espécimes", conclui Florence.

Comentar