Rússia pode modernizar sistemas S-400 para combaterem armas hipersônicas

Capacidades contra armas hipersônicas podem surgir na modernização dos sistemas de defesa antiaérea S-400 Triumph, segundo especialistas militares entrevistados pela RT.
Sputnik

O diretor do Museu da Defesa Aérea de Balashikha, Yuri Knutov, afirmou à RT que, além do S-400, o S-500 e o sistema a laser Peresvet provavelmente receberão a mesma modernização.

Dmitry Kornev, fundador do portal Military Russia, concordou com a opinião do especialista, acrescentando que durante esse processo de modernização, outras capacidades contra armas hipersônicas surgirão em diferentes armas, desenvolvidas através de novos princípios físicos e energia direcionada.

"Inicialmente, o S-500 estabeleceu o objetivo de destruir alvos hipersônicos, principalmente ogivas nucleares, entretanto com o refinamento, os demais sistemas de defesa antiaérea, como o S-400 e o Buk-M3, também poderão abater dispositivos hipersônicos", afirmou Kornev.

A interceptação destes dispositivos não é uma tarefa fácil, e exige uma estação de radar poderosa, bem como um sistema de processamento de sinal digital, equipamentos de computação de alto desempenho, mísseis de alta velocidade e sistema de triagem falsa de alta qualidade, ressaltou.

Rússia pode modernizar sistemas S-400 para combaterem armas hipersônicas

O presidente russo, Vladimir Putin, por sua vez, afirmou que quando outros países criarem mísseis hipersônicos semelhantes aos já existentes russos, vão ter uma "agradável surpresa", visto que a Rússia já estará desenvolvendo meios de combatê-los.

Atualmente, as Forças Armadas russas podem detectar e destruir alvos hipersônicos individuais através do radar Protivnik-GE e do sistema de mísseis antibalísticos de Moscou, A-135.

Comentar