Força Aérea dos EUA pinta 2º caça F-16 imitando Su-57 para exercícios de simulação (FOTOS)

A Força Aérea dos EUA pintou uma segunda aeronave F-16 para que ficasse semelhante ao caça russo de quinta geração Su-57 com seu padrão de pintura pixelada.
Sputnik

O caça F-16 do "esquema fantasma" vai fazer parte dos cerca de 40 outros caças em bases aéreas do Alasca e Nevada que representam aeronaves chinesas e russas durante treinamentos militares.

O 576º Esquadrão de Manutenção de Aeronaves da base aérea de Hill, no estado de Utah, pintou um caça F-16C a pedido do 64º Esquadrão Agressor implantado na base aérea de Nellis, no estado de Nevada, escreve Forbes.

De acordo com o comunicado da Força Aérea dos EUA, no mês de maio 12 pessoas trabalharam durante 18 dias para pintar o segundo F-16, o que é mais seis dias do que é normalmente preciso para pintar um caça desses.

Uma vez colocados no avião, os adesivos estênceis padrão nem sempre têm um aspeto correto, disse o supervisor de trabalhos de pintura Dallas Porter.

"Quando se coloca em superfície plana fica fantástico, mas quando você coloca em cima com todos aqueles ângulos, as coisas começam a torcer e se mover", disse Porter. "É mais difícil conseguir fazer os ângulos e curvas de 90 graus, no entanto, trabalho como este faz todo mundo trabalhar em equipe", acrescentou.

O esquema fantasma azul-acinzentado que aparece no novo Su-57 é produto de uma camuflagem militar desenvolvida no início dos anos 2000.

No ano passado, um primeiro F-16 foi camuflado para adquirir a aparência de um caça russo de quinta geração Su-57.

Na verdade, mesmo com a transformação, o avião dificilmente se assemelha a um jato russo, já que eles têm fuselagens completamente diferentes – o F-16 é um avião monomotor, enquanto o Su-57 tem dois motores.

Comentar