Chile estende estado de emergência por 3 meses para conter a COVID-19

O presidente chileno, Sebastián Piñera, decidiu estender o estado de emergência em vigor no país devido à pandemia da COVID-19 por um período de mais três meses, informou o governo do país em comunicado.
Sputnik
"O presidente Sebastián Piñera prorrogou nesta segunda-feira [15] o Estado de Exceção Constitucional de Catástrofe por um prazo inicial de 90 dias", diz o comunicado publicado pelo governo chileno.

O regime de emergência no país, anunciado em 18 de março, prevê a coleta e armazenamento de alimentos, estabelecimento de toque de recolher, quarentena, restrições a reuniões e à liberdade de movimento, além do uso das Forças Armadas nas ruas para fazer cumprir a ordem.

Chile estende estado de emergência por 3 meses para conter a COVID-19

O comunicado também informa que Piñera ordenou a substituição dos chefes de defesa nacional das regiões de Maule e Ñuble, respectivamente os generais do Exército, Patrice Van de Maele Silva e Cristián Vial Maceratta. No lugar deles foram nomeados os generais Hugo Lo Presti Rojas e Rubén Segura Flores.

Segundo os dados da Universidade Johns Hopkins, o Chile acumula um total de 179.436 casos da COVID-19 e 3.362 mortes causadas pela doença. Entre os países da América do Sul, o Chile figura como um dos mais afetados, com menos casos registrados apenas que Brasil e Peru.

Comentar