Israel dá primeiros passos para construir assentamentos nas Colinas de Golã

Israel começou a tomar "medidas práticas" para construir o assentamento de Monte Trump, nas colinas de Golã, disse o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu neste domingo (14).
Sputnik

Em junho de 2019, Netanyahu anunciou a construção de um assentamento nas Colinas de Golã, homenageando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cujo nome será utilizado no assentamento. A homenagem é uma resposta ao posicionamento do governo Trump reconhecendo o território como parte de Israel, apesar das reivindicações da Síria.

"Hoje, Israel está começando a tomar medidas práticas para criar o assentamento Monte Trump nas Colinas de Golã, sob soberania israelense reconhecida pelo presidente Trump", disse Netanyahu em uma sessão do governo.
Israel dá primeiros passos para construir assentamentos nas Colinas de Golã

Israel e Síria compartilham fronteiras ao longo da região disputada das Colinas de Golã. A área está sob controle de Israel desde que o país a tomou durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Israel adotou uma lei em 1981 que anexava o território, apesar da rejeição da medida pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Israel dá primeiros passos para construir assentamentos nas Colinas de Golã

Em 2019, Donald Trump reconheceu o território como parte de Israel, contrariando o consenso internacional e reafirmando seus laços com Netanyahu. A medida foi rejeitada pela ONU e pelo governo da Síria, que classifica a situação como violação de sua soberania.

Comentar