Menino irlandês recebe aula prática de história ao achar barco de 4 mil anos (FOTO)

Um aluno entediado, que abandonou suas lições de casa para ir remar em um lago, descobriu um antigo barco que poderia ter mais de 4.000 anos.
Sputnik

O barco de mais de cinco metros de comprimento estava encalhado na lama de um lago na parte de trás da casa onde mora o jovem Cathal McDonagh, de 12 anos, em Lisacul, na Irlanda.

Arqueólogos disseram à família que a antiga embarcação poderia remontar ao ano 2000 a.C., noticia o jornal Irish Independent.

Uma equipe viajará de Dublin rapidamente para examinar o incrível achado, com o qual Cathal se esbarrou por acaso enquanto remava em águas rasas.

Apesar da possibilidade de ter corrido um rio pela área há milhares de anos, o lago é interior, nele se encontrando pelo menos um crannóg, antigas ilhas artificiais normalmente construídas por razões defensivas e que são as edificações residenciais mais antigas da Irlanda pré-histórica.

Irlanda: garoto recebe uma aula prática de história com barco de 4.000 anos.

A mãe de Cathal, Eileen, disse ao Irish Independent que ele deveria estar fazendo seu trabalho escolar quando fez a descoberta.

"Ele estava entediado e foi dar um passeio até o lago que fica atrás da nossa casa", disse a mãe do menino.

A família – incluindo o pai e os irmãos – correu para o lago para recuperar os destroços, ficando estupefata ao verificar que o barco tinha 5,33 metros de comprimento e 77 centímetros de largura.

Após relatar sua descoberta à Unidade de Arqueologia Submarina, a família foi aconselhada a colocar o barco de volta na água para preservá-lo.

A descoberta é potencialmente de grande importância, porque muito poucos barcos de madeira foram encontrados em boas condições nas Ilhas Britânicas.

As primeiras teorias apontam que a embarcação possa remontar à era Neolítica, iniciada há 12.000 anos, quando se processou a sedentarização e surgiu a agricultura. Mas também poderia ser da Idade Média. Cabe aos arqueólogos determinar.

Comentar