Saída dos EUA do Tratado de Céus Abertos é um revés no controle nuclear, diz chanceler alemão

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, disse nesta terça-feira (9) que a decisão dos Estados Unidos pela saída do Tratado de Céus Abertos afetou a estrutura da arquitetura de controle de armas nucleares.
Sputnik
"A arquitetura de controle de armas, infelizmente, sofreu vários reveses sérios nas últimas semanas - incluindo a saída dos EUA do Tratado de Céus Abertos e desdobramentos preocupantes em torno do programa nuclear no Irã", disse ele através de comunicado.

Maas, que falou na reunião dos Estados membros da Iniciativa de Estocolmo para o Desarmamento Nuclear, pediu ações para acabar com o impasse contínuo que permanece meses depois que as 16 nações do órgão concordaram em tomar medidas para promover a transparência em torno dos estoques de armas nucleares.

Saída dos EUA do Tratado de Céus Abertos é um revés no controle nuclear, diz chanceler alemão
"Devemos fazer tudo ao nosso alcance para superar o impasse no desarmamento nuclear. Precisamos agir agora, em vez de esperar até estarmos no meio de uma tempestade", afirmou.

O Tratado de Céus Abertos é o mais recente acordo de controle de armas abandonado pelos EUA após acusarem a Rússia de violação dos termos do acordo. O tratado permite que os países participantes realizem voos de reconhecimento sobre os territórios uns dos outros como forma de aumentar a transparência militar.

Comentar