Grécia e Itália chegam a acordo histórico de delimitação de zonas econômicas exclusivas

Acordo sobre delimitação das zonas econômicas exclusivas entre a Grécia e a Itália no mar Jônico há anos que estava para ser assinado, sendo um espinho cravado nas relações bilaterais.
Sputnik

Grécia e Itália assinaram nesta terça-feira (9) um acordo de delimitação marítima. O documento foi rubricado em Atenas pelos chanceleres grego e italiano, respectivamente Nikos Dendias e Luidi Di Maio.

Stelios Petsas, porta-voz do governo grego, descreveu o acordo como "um evento extremamente importante e histórico" por garantir às ilhas gregas jônicas uma zona econômica exclusiva, salvaguardando assim os direitos dos pescadores gregos.

Por sua vez, o ministro italiano expressou satisfação pelo fato de as questões de turismo terem sido resolvidas, aproveitando o ensejo para observar que as propostas da Comissão Europeia para resolução da crise econômica devido à pandemia estão indo na direção certa.

Contrapeso às pretensões turcas para o Mediterrâneo

Kostas Ifantis, professor de Relações Internacionais da Universidade Panteão em Atenas, comentou o acordo em entrevista à Sputnik Grécia.

"Todos os detalhes já haviam sido acordados há muito tempo, pelo que não há novidades", disse Ifantis, para quem o acordo será de primordial importância por servir de contrapeso às pretensões turcas, espelhadas em especial no memorando entre a Turquia e a Líbia sobre a delimitação das jurisdições marítimas no Mar Mediterrâneo.

"A Grécia demonstra que encontra respostas para as questões pendentes e que suas ações se baseiam em uma interpretação correta do direito internacional e não na perspectiva turca", acrescentou o professor.

O acordo demorou a ser assinado, apesar de suas cláusulas estarem há muito tempo estipuladas, devido à relutância transalpina, por receio que desse lugar a uma proibição de pesca do camarão vermelho no mar Jônico por embarcações italianas.

Grécia e Itália chegam a acordo histórico de delimitação de zonas econômicas exclusivas

"O acordo estava bloqueado por causa de problemas com direitos de pesca dos pescadores italianos. Até agora, os italianos estavam renitentes em assinar o acordo de delimitação porque acreditavam que se a Grécia estendesse suas águas territoriais para 12 milhas náuticas, isso os impediria de pescar nas águas até 6 milhas náuticas", disse Ifantis.

O governo grego também não havia mostrado verdadeiramente grande interesse em assinar o acordo até agora. O que teria mudado para que ambas as nações chegassem a acordo?

"Falta conhecer os detalhes. No entanto, tendo em conta a situação com a Turquia, a última coisa que nos deve interessar é saber onde os pescadores italianos estão pescando", observou Ifantis.

Mais acordos na forja de delimitação de jurisdição

Agora com acordo assinado, o principal problema que se põe à diplomacia grega é acelerar as negociações pendentes não só com a Albânia, mas, sobretudo, com o Egito, sobre os mares Jônico e Mediterrâneo.

"Os albaneses provavelmente precisam mais da Grécia do que da Turquia para aderir à União Europeia", opinou o professor.

Ao mesmo tempo, Kostas Ifantis refere que a Turquia está tentando jogar em antecipação, minando o processo, por temer que esteja iminente um acordo político com o Egito.

Comentar