Notícias do Brasil

Produção industrial no Brasil registra queda recorde de 18,8% em abril

A produção industrial brasileira sofreu queda de 18,8% em abril em relação ao mês anterior, pior resultado registrado desde início da série histórica, em 2002.
Sputnik

Em dois meses, o setor acumula perda de 26,1%, segundo anunciou nesta quarta-feira (3) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os resultados são fruto do impacto da crise do coronavírus na economia. 

Quando comparada com abril do ano passado, a produção industrial teve tombo ainda maior, de 27,2%. Trata-se do sexto resultado negativo seguindo na comparação com o ano anterior, e também recorde na série histórica da pesquisa.

De janeiro a abril de 2020, a produção industrial registrou baixa de 8,2%. Nos últimos 12 meses, a retração foi de 2,9%. Em março, a queda havia sido de 9,1%. 

'Quedas de magnitudes históricas' 

"O resultado de abril decorre, claramente, do número maior de paralisações das várias unidades produtivas, em diversos segmentos industriais, por conta da pandemia. Março já tinha apresentado resultado negativo. Agora, em abril, vemos um espalhamento, com quedas de magnitudes históricas, de dois dígitos, em todas as categorias econômicas", disse o gerente da pesquisa, André Macedo, segundo publicado pelo portal G1. 

O setor que mais impactou o índice foi a produção de veículos automotores, reboques e carrocerias, que despencou 88,5%, resultado na paralisação das atividades das montadoras no Brasil em razão da epidemia da COVID-19. Todos os setores tiveram queda, assim 22 dos 26 ramos da indústria pesquisados.

Comentar