'Cemitério de navios' de 2.500 anos revela 'história oculta' do Império Romano

Arqueólogos ficaram surpresos ao descobrir restos de um "cemitério de navios perdidos", que forneceram uma intrigante visão da "história oculta" do Império Romano.
Sputnik

A descoberta ocorreu nas ilhas gregas, da costa turca, onde ocorreu a Guerra de Troia, até a ilha de Ithaca, no oeste da Grécia.

Os arqueólogos Bettany Hughes e George Koutsouflakis localizaram 58 naufrágios de 2.500 anos, que ajudam a esclarecer a dimensão do Império Romano, além de fornecer evidências dos perigos que os marinheiros do mundo antigo enfrentavam nos mares.

'Cemitério de navios' de 2.500 anos revela 'história oculta' do Império Romano

"A Guerra de Troia foi importante para o mundo, sendo considerada um dos grandes eventos mundiais que moldaram a humanidade com essa batalha épica entre troianos e gregos", afirmou Hughes ao tabloide Express.

Segundo a arqueóloga, a descoberta do cemitério de navios revela as partes traiçoeiras do Mediterrâneo, ressaltando o encontro de um antigo naufrágio romano.

"O nível de preservação é incrível, tendo pilhas de pratos inteiros em estado original, como se fosse uma loja [...] É realmente fascinante como nos mostra a rede de comércio que se estendia pelo Mediterrâneo, pelo mar Negro e pelo Oriente Médio", ressaltou.

Comentar