Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 26 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as principais notícias desta terça-feira (26), na qual o Brasil ultrapassa os EUA em número de mortes diárias por COVID-19, a OMS alerta para risco de segundo pico de infecções e o Afeganistão mantém raro cessar-fogo.
Sputnik

Brasil ultrapassa os EUA em número de mortes diárias

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra 374.898 casos de COVID-19 e 23.473 vítimas fatais. Nas últimas 24 horas foram registrados 807 óbitos, número diário superior ao dos EUA, país mais afetado pela COVID-19 mundialmente, com 620 mortes. O estado de São Paulo registra agora a taxa de 13,7 casos fatais de COVID-19 a cada 100 mil habitantes, taxa superior à que a Espanha registrava quando impôs lockdown no país, informou a Fundação Seade. O Brasil é o segundo país mais afetado no mundo pela COVID-19, segundo a Universidade Johns Hopkins (EUA).

Prazo do auxílio de R$ 600 pode ser ampliado

Nesta terça-feira (36), mais 7,6 milhões de pessoas devem receber o auxílio de R$ 600, informou a Caixa Econômica Federal. Os pagamentos serão feitos a novos beneficiários, que receberão a primeira parcela, e àqueles que receberam o primeiro pagamento em 30 de abril. Os líderes dos partidos com representação na Câmara dos Deputados negociam a apresentação de projeto de lei para estender o prazo de pagamento dos repasses, reportou o G1. Sem perspectiva de arrefecimento da pandemia, o auxílio, pago para autônomos, trabalhadores informais e famílias duramente afetadas pela COVID-19, pode ser mantido por mais tempo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 26 de maio

'Segundo pico' de infecções imediata é risco real, diz OMS

Países que estão observando uma queda nas infecções pelo novo coronavírus correm o risco de enfrentar um "segundo pico imediato" de infecções à medida que retiram as medidas de isolamento social, disse o diretor do departamento de emergências da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mike Ryan, nesta segunda-feira (26). "Precisamos estar conscientes do fato de que a doença pode escalar a qualquer momento", disse. A OMS também anunciou uma "pausa temporária" na realização de testes com o medicamento hidroxicloroquina, usado contra a malária, por razões de segurança. Leia mais sobre a decisão da OMS

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 26 de maio

Procurador venezuelano quer classificar partido de Guaidó como 'organização terrorista'

O procurador-geral da Venezuela, William Saab, solicitou à Suprema Corte do país que classifique o partido do líder da oposição Juan Guaidó, o Vontade Popular, como "organização terrorista", em função da sua participação na tentativa de invasão do país, no dia 3 de maio. Documentos obtidos pelo jornal Washington Post mostram que a equipe de Guaidó negociou um contrato com a empresa privada de segurança Silvercorp EUA, que teria coordenado a tentativa de invasão marítima. Guaidó é reconhecido pelos EUA e mais 50 países como presidente interino da Venezuela. Cerca de 25 mercenários foram presos pelas autoridades venezuelanas por ligação com a tentativa de invasão, incluindo dois cidadãos norte-americanos.

Ministro do Comércio da China recusa encontro com colega australiano em meio à crise

O ministro do Comércio da China, Zhong Shan, recusou encontro com seu homólogo australiano, Simom Birmingham, após Pequim impor tarifas de 80,5% sobre a cevada produzida na Austrália. "Desde o estabelecimento de relações diplomáticas entre a China e a Austrália, o caso da cevada australiana é o primeiro no qual a China lança uma investigação de defesa comercial contra a Austrália", disse Zhong. "No mesmo período, a Austrália lançou 100 investigações de defesa comercial contra a China, três delas somente neste ano", argumentou. As relações entre Pequim e Camberra se deterioraram após a Austrália liderar o pedido de investigação internacional sobre as origens do novo coronavírus, que a China considera parte de esforço para responsabilizá-la pela pandemia.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 26 de maio

Líder de Hong Kong diz que lei de segurança não afetará liberdades civis

Nesta terça-feira (26), a líder de Hong Kong, Carrie Lam, disse que as leis de segurança nacional propostas por Pequim não prejudicarão os "direitos e liberdades" da cidade e pediu que os cidadãos analisem o texto do projeto. "Não precisamos nos preocupar", mas sim "entender por que Hong Kong precisa desse projeto de lei neste momento", disse Lam. O comandante da guarnição militar chinesa em Hong Kong, Chen Daoxiang, disse em entrevista ao canal estatal local que os militares estão preparados para defender a soberania chinesa sobre o território e a segurança da cidade. No domingo (24), protestos contra a legislação foram registrados em Hong Kong, apesar das medidas de isolamento social impostas na cidade.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta terça-feira, 26 de maio

Cessar-fogo: governo do Afeganistão deve libertar mais 900 prisioneiros

As autoridades de Cabul, capital do Afeganistão, declararam nesta terça-feira (26) que irão libertar mais 900 prisioneiros do Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e demais países), reportou a AFP. Nesta segunda-feira (25), 100 prisioneiros ligados à organização já haviam sido libertados. A medida procura manter o cessar-fogo iniciado pelo Talibã, o segundo em 19 anos de violência, em observância à celebração do Eid al-Fitr, que marca o fim do mês sagrado do Ramadã. O presidente afegão, Ashraf Ghani, disse estar pronto para começar as negociações para pôr fim à prolongada guerra que assola o país.

Comentar