Carta de soldado britânico morto pelos nazistas chega ao destino após 80 anos (FOTO)

Familiares do soldado britânico Harry Cole, morto no extremo oeste da Bélgica em meados de maio de 1940 durante a invasão das tropas nazistas, receberam sua última carta.
Sputnik

O soldado havia escrito a carta para sua mãe no dia 26 de maio, esperançoso sobre uma possível retirada dos invasores, retornando à Alemanha em questão de tempo.

Entretanto, os nazistas não se retiraram da região, e em determinado momento, um franco-atirador alemão matou o soldado britânico apenas três dias depois de escrever a carta, informa o jornal East Anglian Daily Times.

A carta foi perdida quando as tropas britânicas foram evacuadas rapidamente do continente, após perda na Batalha de Dunquerque. Contudo, a carta chegou à sua antiga casa 80 anos depois, sendo recebida pelo seu irmão caçula, Clemmie, de 87 anos de idade.

​Uma carta de um soldado de Suffolk não entregue para sua mãe em Hasketon finalmente chegou em casa. A carta foi entregue ao irmão mais novo de Harry Cole como parte de um projeto para marcar os 80 anos desde a evacuação de Dunquerque.

O atraso ocorreu devido à prática dos censores de revisar as cartas escritas pelos soldados para assegurar de que não continham segredos militares.

A carta de Cole estava entre as 50 remetidas neste dia pelo primeiro batalhão do Regimento de Suffolk, condado natal do soldado, e todas caíram nas mãos de um oficial do Exército alemão.

O militar manteve estas cartas no sótão de casa até 1968, quando decidiu levá-las à embaixada britânica em Bonn, onde reenviou à Associação do Regimento de Suffolk. Entretanto, a carta acabou sendo arquivada, vindo a ser entregue apenas após a chegada de um novo funcionário no arquivo regional.

O irmão de Harry Cole ficou comovido ao receber a carta e recordou de sua mãe chorando sobre a carta informando sobre a morte de Harry Cole em combate.

Comentar