Força Aérea da Grécia intercepta jatos militares turcos sobre o mar Egeu

A Força Aérea grega interceptou jatos militares da Turquia que realizavam voos sobre ilhas do mar Egeu, informou a mídia local nesta quarta-feira (20).
Sputnik

Segundo publicou o jornal Kathimerini, dois caças turcos F-16 sobrevoaram a ilha de Agathonisi às 13h59, hora local (7h59 no horário de Brasília), e depois também realizaram um voo sobre a ilha de Anthropofagoi, apenas três minutos depois.

Pouco depois, outros dois caças turcos F-16 realizaram um sobrevoo em Anthropofagoi, afirmou o jornal, acrescentando que jatos gregos interceptaram as aeronaves turcas.

Força Aérea da Grécia intercepta jatos militares turcos sobre o mar Egeu

As tensões se elevaram entre Atenas e Ancara nos últimos meses após a assinatura de um novo acordo de fronteira marítima, celebrado em novembro de 2019 pela Turquia e pelo Governo de Acordo Nacional da Líbia, reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir do acordo, Ancara intensificou a exploração de petróleo e gás na costa do Chipre, o que gerou críticas entre lideranças europeias, que consideraram as ações da Turquia ilegais e provocativas.

Comentar