Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 18 de maio

Bom dia! A Sputnik Brasil acompanha as notícias mais relevantes desta segunda-feira (18), marcada por novas acusações contra a chapa de Bolsonaro, estimativas de retração recorde na economia dos EUA e posse do novo governo em Israel.
Sputnik

Brasil tem mais de 240 mil casos de COVID-19 e 16.118 mortes

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra 241.080 casos de COVID-19 e 16.118 vítimas fatais. 2.450 óbitos suspeitos ainda estão em investigação. O estado de São Paulo já tem mais mortes por COVID-19 do que a China e especialistas consideram inevitável a imposição de lockdown na capital paulista. Os índices de isolamento social no Brasil são considerados baixos, uma vez que somente os estados de Pernambuco, Ceará, Amapá e Pará superam os 50% de distanciamento social. Pernambuco lidera o índice e Recife, com taxa de 60%, é a região metropolitana brasileira que mais observa as medidas de isolamento social.

Procuradoria Geral da República pede depoimento de Paulo Marinho

A Procuradoria Geral da República (PGR) solicitou à Polícia Federal que colha depoimento do empresário Paulo Marinho, um dos principais financiadores da campanha presidencial de Jair Bolsonaro e suplente do senador Flávio Bolsonaro, em meio às investigações sobre as intenções do presidente de interferir na PF. Marinho afirmou ao jornal Folha de S. Paulo que o delegado da PF avisou o senador Flávio Bolsonaro sobre a deflagração da Operação Furna da Onça, que culminou na prisão de diversos parlamentares do Rio de Janeiro. Oposição pede a cassação da chapa que elegeu o presidente Bolsonaro e a realização de novas eleições, ainda em 2020. A PF informou que irá apurar se houve vazamento de informações.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 18 de maio

Economia dos EUA pode retrair em até 30%, diz diretor do FED

O presidente da Reserva Federal (FED) norte-americana, Jerome Powell, declarou que a economia dos EUA poderá "facilmente" retrair "entre uns 20 e 30%" em 2020, em função da pandemia de COVID-19. Em entrevista ao canal norte-americano CBS, Powell afirmou que os EUA devem considerar manter os programas de auxílio social por mais seis meses, dizendo que o país tem ferramentas para combater os efeitos econômicos do vírus. No entanto, Powell acredita que os indicadores mais relevantes para a economia dos EUA neste momento são os "indicadores de saúde". Os EUA são o país mais afetado pela COVID-19 mundialmente, com 1.486.742 casos e 89.564 vítimas fatais, de acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA).

Demissão no Departamento de Estado gera crise política nos EUA

A demissão do principal corregedor do Departamento de Estado dos EUA, órgão equivalente ao Itamaraty brasileiro, nesta sexta-feira (15), gerou duras críticas à administração Trump durante o fim de semana. Pouco antes de sua demissão, o corregedor Steve Linick teria aberto uma investigação sobre má conduta por parte do secretário de Estado, Mike Pompeo. A porta-voz da oposição democrata no Congresso, Nancy Pelosi, alertou que a demissão pode ser "ilegal". O conselheiro da Casa Branca Peter Navarro, rebateu as críticas, alegando que Linick era membro do "Estado profundo" norte-americano, que estaria empenhado em derrubar o presidente Donald Trump.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 18 de maio

Canadá confirma morte de capitã após tragédia em desfile aéreo

Membro de elite da Força Aérea canadense, a capitã Jennifer Casey faleceu após tragédia durante desfile aéreo promovido em homenagem aos agentes de saúde do país, informou o escritório de relações públicas da Força Aérea. A militar, especialista em acrobacias aéreas, pilotava um caça que caiu no estado da Colúmbia Britânica. De acordo com testemunhas oculares, a piloto conseguiu se ejetar da aeronave, mas não resistiu aos ferimentos. Outro membro da tripulação está gravemente ferido, informou a Reuters.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 18 de maio

Governo de unidade de Israel toma posse em meio à crise internacional

O governo de unidade formado pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo líder da coalizão Azul e Branco, Benny Gantz, tomou posse, encerrando mais de 18 meses de crise política no país. Gantz é o novo ministro da Defesa e irá ascender ao cargo de primeiro-ministro em 18 meses. Os líderes dividiram as nomeações do gabinete de ministros, composto por 36 pastas, o maior número da história do país. O partido de Netanyahu manteve ministérios-chave, como os da economia, segurança pública, saúde e transportes. A posse do governo foi abalada pela morte do embaixador chinês em Tel-Aviv, Du Wei, ocorrida poucos dias após o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, exortar Israel a restringir os investimentos chineses no país.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta segunda-feira, 18 de maio

Assembleia Geral da OMS começa hoje em meio a embates políticos

Nesta segunda-feira (18), a Organização Mundial da Saúde (OMS) irá iniciar a sua primeira assembleia geral anual desde o início da pandemia de COVID-19, no formato de videoconferência. A União Europeia deve solicitar que a organização adote nova abordagem para o combate à pandemia, enquanto a Austrália irá liderar os pedidos por uma investigação sobre as origens do novo coronavírus. A assembleia também deve debater assuntos orçamentários, uma vez que os EUA, que arcavam com cerca de 25% dos gastos da OMS, suspenderam o financiamento da organização.

Comentar