Xô, fake news! Bolsonaro é freado pelo Instagram

O Instagram bloqueou a publicação do presidente Jair Bolsonaro feita no dia 12 de maio por conter informações falsas sobre mortes pelo novo coronavírus no estado do Ceará.
Sputnik

Em uma dos recentes "stories" no perfil do presidente da República, a rede social ocultou a imagem e afirmou, junto ao verificador de fatos Agência Lupa, que Bolsonaro havia compartilhado uma informação falsa.

Sem provas, o post de Bolsonaro afirmava que as mortes por doenças respiratórias no Ceará caíram entre março e maio deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, sendo que, na realidade, o número de mortes por essas causas aumentou em 33%.

O presidente chegou a escrever que havia "algo muito estranho no ar".

Apesar de ter sido ocultado, ainda era possível ver o post, mas o usuário era imediatamente alertado sobre a "informação falsa".

Nas últimas semanas, o Facebook e o Twitter também bloquearam mensagens de Bolsonaro nas quais ele defendia o fim das medidas de isolamento social e questionava a virulência do vírus – contrariando autoridades de todo o mundo e organizações como a OMS.

Comentar