Por que a China continua comprando Su-35S da Rússia quando tem seus caças de 5ª geração?

Sendo um dos poucos países que pode produzir caças de quinta geração, a China continua comprando os Su-35S da geração 4++ da Rússia, apesar de ter seus próprios caças avançados.
Sputnik

O Exército Popular de Libertação da China possui atualmente a maior frota de caças pesados do mundo, muitos deles desenvolvidos com base no Su-27. O primeiro caça pesado chinês não derivado deste caça soviético foi o J-20 de quinta geração, também chamado de Dragão Poderoso, escreve a revista Military Watch.

O J-20 entrou em serviço no início de 2017 e revolucionou consideravelmente as capacidades do país asiático. No entanto, muitos analistas continuam se perguntando por que a maioria das novas aeronaves na China para uso dentro de suas fronteiras ainda são de quarta geração.

Outra questão é por que razão o Exército Popular de Libertação da China assinou, em novembro de 2015, um contrato de US$ 2 bilhões (R$ 11,2 bilhões) com a Rússia para adquirir seus caças Su-35S, de geração 4++, tendo um da quinta geração.

"A Força Aérea dos EUA não voltou a encomendar novos F-15 e F-16 muito antes dos seus sucessores de quinta geração, os F-22 e F-35, terem entrado em serviço, e era esperado que a China fizesse o mesmo", observou a fonte.

O fato de o país asiático ter adotado uma abordagem diferente, e de supostamente não ter procurado retirar de serviço suas aeronaves de quarta geração ou parar de comprá-las, levou muitos especialistas a especular se isso se devia a uma falta de confiança no J-20.

Vantagens do Su-35

De fato, o Su-35S tem muitas vantagens sobre o J-20 e o F-22 norte-americano. Por exemplo, o caça russo permite uma maior carga útil, podendo transportar até 14 mísseis da classe ar-ar.

Por que a China continua comprando Su-35S da Rússia quando tem seus caças de 5ª geração?

Também possui motores de empuxo vetorial tridimensional que garantem sua alta capacidade de manobra, bem como sistemas de rastreamento infravermelho que não existem no J-20 ou no F-22.

Ao mesmo tempo, apesar de pertencer a uma geração anterior, a mídia considera o sistema de guerra eletrônica a bordo do Su-35S superior aos do J-20 e do F-22.

No entanto, é indicado que, apesar de o J-20 ser mais moderno, o Exército Popular de Libertação da China ainda tem um bom motivo para comprar os aviões russos. O caça russo é mais leve e barato de operar do que o J-20.

Além disso, a compra do Su-35S pode permitir à China obter novas tecnologias para seus caças da mesma geração 4++: o J-10C e o J-11D. Ambos utilizam muitas tecnologias similares às instaladas a bordo do Su-35S, incluindo motores de empuxo vetorial tridimensional.

Por que a China continua comprando Su-35S da Rússia quando tem seus caças de 5ª geração?

Desta forma, a China também diversifica sua frota, tendo acesso às tecnologias de uma das potências mundiais da indústria aeronáutica, diz a revista. É preciso notar que os Su-35S fornecidos para o país asiático têm níveis de desempenho inferiores aos utilizados pela Rússia.

"Isso não significa que a aviação militar russa seja mais avançada que a da China [...] mas demonstra a compatibilidade de suas tecnologias aeronáuticas", ressalta o artigo. Embora o Su-35S tenha uma série de vantagens sobre o J-20, isso não o torna um caça superior em todo o espectro das características técnicas.

"O perfil furtivo da aeronave chinesa, a sua capacidade de usar sensores maiores e integrar uma série de tecnologias de última geração [...] fazem dela mais do que um avião à altura do Flanker [nome da OTAN para o Su-35] em combate de longo alcance", afirma a Military Watch.

"Esta vantagem só continuará crescendo quando o J-20 integrar a próxima geração de motores de empuxo vetorial WS-15 que agora estão sendo desenvolvidos", conclui a mídia.

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