Notícias do Brasil

Manifestantes contra isolamento hostilizam enfermeiros em ato pela saúde em Brasília (VÍDEO)

Enfermeiros e técnicos da área realizaram ato nesta sexta-feira (1º) em Brasília em homenagem aos mortos causados pela COVID-19 e defesa das medidas de isolamento social.
Sputnik

O protesto foi realizado de forma silenciosa, na Praça dos Três Poderes, com os profissionais vestidos de jalecos e usando máscaras. Alguns seguravam cruzes simbolizando as vítimas da doença provocada pelo novo coronavírus. 

"Estamos deixando de ser força de trabalho para virarmos pacientes do sistema de saúde. A gente precisa de mais do que palmas, precisamos de valorização, de respeito e isso passa pela manutenção do isolamento social", disse a enfermeira Marcela Vilarim, segundo o portal G1. 

Em determinado momento, algumas pessoas vestidas de amarelo apareceram no local. Em vídeo publicado no canal do YouTube Brasíliaovivo, é possível ver três delas, mas apenas um homem e uma mulher, enrolada com uma bandeira do Brasil nas costas e segurando outra nas mãos, abordam os enfermeiros. 

O homem grita com os presentes no ato. "Vocês consomem o nosso fruto do suor que construímos essa nação. Vocês vão ser varridos, esquerdopatas, esquerdopatas!", exclama ele com dedo em riste. 

A mulher se dirige para uma pessoa que estava gravando e afirma. "Não somos comunistas, nós temos coragem de lutar. No dia em que os empresários pararem, sabe o que acontece? Você não recebe mais seu salariozinho", gritou. 

Depois, o homem ameaça uma profissional que carregava uma cruz, que supostamente teria feito um gesto obsceno para ele. O manifestante de amarelo a chama de "medíocre", diz que "tem berço" e ameaça "quebrar e enfiar" seu dedo na "goela". 

O homem chega a partir para cima da profissional e há um princípio de confusão. Segundo o portal G1, policiais militares foram ao local para controlar a situação. 

Nos últimos finais de semana, em diversas cidades do país, têm ocorrido manifestações de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro contra as medidas de isolamento social. 

Segundo o Conselho Federal de Enfermagem, 4.602 profissionais da área foram afastados de suas funções por suspeitas de terem sido infectados pelo coronavírus. 

Comentar