Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 30 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as notícias mais importantes desta quinta-feira (30), na qual a Alemanha baniu o Hezbollah, a economia francesa sofreu retração recorde e Haftar anunciou cessar-fogo na Líbia durante o mês religioso do Ramadã.
Sputnik

Coronavírus no Brasil

De acordo com as secretarias estaduais de Saúde, o Brasil confirmou 79.685 casos de COVID-19 e 5.513 vítimas fatais. No entanto, o aumento do número de mortes em casa sugere que os números não refletem a real situação epidemiológica do país. O novo ministro da Saúde, Nelson Teich, disse ao Senado que não sabe quando o Brasil alcançará o pico da epidemia e que o perigo de uma segunda onda de infecções é "real".

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 30 de abril

Alemanha bane o Hezbollah e conduz operações policiais em mesquitas

Nesta quinta-feira (30), a Alemanha classificou o grupo libanês Hezbollah como organização terrorista e baniu as atividades do grupo em seu território, informou o Ministério do Interior. Nesta manhã, a polícia alemã conduziu operações em mesquitas para aplicar a diretiva do ministério. De acordo com o governo, cerca de 1.050 pessoas no país são afiliadas das correntes extremistas do grupo libanês. A União Europeia considera a ala militar do Hezbollah como uma organização terrorista, mas não estende a classificação à ala política do grupo.

Trump diz que China fará tudo para que ele perca as eleições de novembro

O presidente Donald Trump disse que o novo coronavírus é uma prova de que a China fará "tudo o que puder" para que ele perca as eleições presidenciais dos EUA, marcadas para novembro deste ano, reportou a Reuters. Trump voltou a pedir uma investigação internacional sobre a resposta da China à pandemia de COVID-19. O vice-ministro chinês das Relações Exteriores, Le Yucheng, disse que seu país se "opõe de forma veemente" a qualquer investigação "politizada" que tenha como objetivo "estigmatizar" a China.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 30 de abril

Economia da França sofre maior retração desde 2ª Guerra mundial

Nesta quinta-feira (30), o Instituto Nacional de Estatísticas e Estudos Econômicos da França divulgou uma queda de 5,8% no Produto Nacional Bruto no primeiro trimestre, a maior desde o fim da Segunda Guerra Mundial. De acordo com o Instituto, a retração foi motivada pela redução na demanda do consumidor francês, estimada em 6,1%, e pela contração de 11,4% nos investimentos das empresas. O governo francês estima que a economia irá retrair 8% em 2020 e alerta que, apesar da flexibilização da quarentena prevista para o dia 11 de maio, o aumento do desemprego e falências deve continuar.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 30 de abril

Haftar anuncia cessar-fogo na Líbia durante o mês do Ramadã

O Exército Nacional Líbio (ENL), comandado pelo marechal Khalifa Haftar, irá cessar as hostilidades durante o Ramadã, mês sagrado no calendário religioso islâmico, informou o porta-voz da organização, major-general Ahmad Mismari. Além do Ramadã, o cessar-fogo tem o objetivo de "responder a pedidos de nações amigas" pelo fim das hostilidades. Na segunda-feira (27), Haftar havia abandonado acordos internacionais e anunciado que tomaria o controle do país, gerando forte reação internacional.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 30 de abril

Mercado de ações opera em alta na Ásia após declaração sobre tratamento contra COVID-19

Os mercados asiáticos estão operando em alta, após o médico conselheiro da Casa Branca, Anthony Fauci, declarar que a droga remdesivir será adotada nos EUA para tratamento da COVID-19. Testes preliminares teriam provado que a droga reduz o tempo de tratamento em 30%, disse Fauci. A notícia repercutiu positivamente e a bolsa de valores da Austrália registrou alta de 1,4%, e a de Xangai de 1%, melhores níveis das últimas sete semanas.

Comentar