Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 29 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as notícias mais importantes desta quarta-feira (29), na qual o Brasil superou a China em número de mortes por COVID-19, a Colômbia se tornou membro da OCDE e Coreia do Sul e Rússia divulgam dados econômicos positivos, em meio à pandemia.
Sputnik

Brasil supera China em número de mortes por COVID-19

O Ministério da Saúde do Brasil confirmou71.886 casos de COVID-19 e 474 mortes nas últimas 24 horas, o maior número de óbitos já registrado em um dia no país. Com 5.017 vítimas fatais, o Brasil ultrapassou a China e entrou na lista dos 10 países com maior número de mortes, de acordo com dados da Universidade Johns Hopkins (EUA). O presidente dos EUA, Donald Trump, disse que a situação no Brasil é séria e que pode suspender o tráfego aéreo de passageiros entre os dois países.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 29 de abril

Frigoríficos dos EUA devem manter atividades, diz Trump

Os frigoríficos dos EUA devem continuar a operar, apesar dos casos de COVID-19 registrados entre os trabalhadores, decidiu o presidente dos EUA, Donald Trump. A operação de empresas como a Cargill e a JBS EUA são imprescindíveis para a manutenção da cadeia de suprimento de alimentos, considerou a Casa Branca. O sindicato dos funcionários do setor comercial e de alimentos (UFCW, na sigla em inglês), apela ao governo a fornecer "equipamento de proteção individual" de nível elevado para que os funcionários de frigoríficos continuem trabalhando.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 29 de abril

Colômbia ultrapassa Brasil e entra na OCDE

Nesta quarta-feira (29), a Colômbia se tornou o mais novo membro da Organizaçãopara a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Colômbia é o terceiro país latino-americano a entrar no grupo após a adesão do México e do Chile. Em 14 de janeiro, a embaixada dos EUA em Brasília enviou uma carta ao Itamaraty, dizendo que "os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE". A entrada na OCDE é um dos pontos de destaque da política externa do chanceler Ernesto Araújo.

Austrália importa 10 milhões de testes da China em meio a impasse diplomático

Nesta quarta-feira (29), um empresário do setor de mineração australiano revelou que irá importar da China 10 milhões de testes para o novo coronavírus, apesar da crise diplomática, desencadeada após um funcionário do governo australiano ter vazado correspondência entre as autoridades dos dois países, reportou a Reuters. A China acusou Camberra de "truques mesquinhos" e ameaçou boicotar produtos e universidades australianas caso volte a ser alvo de "acusações infundadas" sobre a propagação do novo coronavírus.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 29 de abril

Produção industrial da Coreia do Sul melhora por causa do coronavírus

Nesta quarta-feira (29), as autoridades sul-coreanas informaram que a produção industrial do país expandiu em 4,6%, a maior alta em 11 anos. O aumento em relação a março do ano passado é de 7,1%. O desempenho é atribuído à alta na demanda por produtos eletrônicos, anteriormente importados da China. A Coreia do Sul registra 10.761 casos de COVID-19 e apenas 246 vítimas fatais, informou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças do País.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 29 de abril

PIB da Rússia cresce 1,8% no primeiro trimestre

Nesta quarta-feira (29), o Ministério da Economia e Desenvolvimento da Rússia informou que o PIB do país cresceu 1,8% no primeiro trimestre de 2020. Apesar do bom desempenho, a agência Moody’s prevê uma queda de 5,5% no PIB anual russo, em função da COVID-19. Na terça-feira (28), o presidente Vladimir Putin fez um pronunciamento à nação, no qual solicitou ao governo que elabore novo pacote de medidas de apoio econômico. Putin estendeu a quarentena nacional, que foi imposta sob a forma de licença remunerada, até o dia 11 de maio. Com 3,3 milhões de testes realizados, a Rússia registra 99.399 casos de COVID-9 e 972 vítimas fatais.

Comentar