Premiê francês alerta para '2ª onda', mas mundo deve aprender a conviver com a COVID-19

O primeiro-ministro da França, Edouard Philippe, anunciou que o país começará a diminuir seu bloqueio em 11 de maio, acrescentando que o país nunca havia enfrentado essa situação antes - mesmo em tempos de guerra.
Sputnik

Falando no Parlamento nesta terça-feira (28), Philippe disse que as pessoas precisarão ser cautelosas quando o estrito bloqueio nacional terminar, para evitar desencadear uma segunda onda de infecções que, segundo ele, "atingiriam um tecido hospitalar enfraquecido" e imporiam um "confinamento" que arruinaria o progresso feito durante o período de restrição inicial.

Ele destacou que o país não pode ser isolado por "muito tempo" e que a França nunca experimentou uma situação em que lojas, escolas, cafés, empresas e outros locais públicos foram fechados.

"Nunca na história de nosso país conhecemos essa situação. Nem durante as guerras, nem durante a ocupação, nem durante as epidemias anteriores", declarou ele.

O primeiro-ministro informou que as medidas de bloqueio impostas para conter a propagação do vírus ajudaram a salvar pelo menos 62 mil vidas em um mês, segundo um estudo, mas mantê-lo no lugar significava arriscar o colapso econômico.

"O povo francês agora precisa aprender a conviver com o vírus e tomar precauções para se proteger", acrescentou.

Philippe insistiu que haveria máscaras protetoras suficientes para atender às necessidades do país depois que o bloqueio terminar.

Embora o plano agora seja começar a diminuir as restrições em 11 de maio, o bloqueio não será removido se os indicadores de saúde estiverem ruins, prosseguiu. "Vai depender de novos casos de infecção caindo abaixo de 3.000 por dia".

Premiê francês alerta para '2ª onda', mas mundo deve aprender a conviver com a COVID-19

Se o bloqueio for suspenso, será seguido por uma fase de monitoramento até 2 de junho, revelou Philippe. As medidas de distanciamento social ainda estarão em vigor após 11 de maio, com reuniões de mais de 10 pessoas banidas, dentro e fora de casa.

Os formulários do governo que foram necessários para explicar o propósito das viagens das pessoas para fora não serão mais necessários, a menos que uma pessoa esteja viajando mais de 100 km.

Embora o bloqueio possa ser facilitado, Philippe afirmou que estaria apresentando um projeto de lei para estender o estado de emergência até 23 de julho.

Como parte das precauções contínuas, os lojistas poderão exigir que os compradores usem máscaras, e a reserva de viagens de trem será obrigatória para permitir o distanciamento social. Os alunos do ensino médio também deverão usar máscaras, enquanto os cidadãos com mais de 65 anos serão incentivados a permanecer cautelosos ao sair.

Em 28 de abril, a França registrou mais de 166 mil casos confirmados de COVID-19, com mais de 23 mil mortes devido à doença, tornando-o um dos países mais afetados do mundo.

Comentar