Guarda Revolucionária do Irã pode receber drone furtivo com alcance de 2.000 km

As Forças Terrestres do Corpo de Guardiões da Revolução Islâmica irão receber drones de longo alcance Fotros, revelou o comandante da divisão de drones da entidade, coronel Akbar Karimloo.
Sputnik

Karimloo afirmou à agência de notícias Tasnim que os drones podem ser entregues "em breve". A decisão de aceitar o veículo aéreo não tripulado em serviço ocorreu após longas reuniões com o Ministério da Defesa e após avaliação de suas características.

O drone Fotros foi apresentado pela primeira vez em novembro de 2013. O Fotros é um grande drone multifuncional, desenvolvido pela Iran Aviation Industries Organization, capaz de participar de operações de reconhecimento e combate, com um alcance operacional de até dois mil quilômetros e uma autonomia de até 30 horas.

Guarda Revolucionária do Irã pode receber drone furtivo com alcance de 2.000 km

Além disso, o drone possui teto operacional de 7.600 metros e a capacidade de transportar mísseis ar-terra guiados ou mísseis antitanque.

A parte externa do veículo aéreo se assemelha aos diversos projetos de drones de alta tecnologia ocidentais, como o veículo Predator dos EUA.

Além do Fotros, o Irã possui aproximadamente meia dúzia de outros drones militares em produção. A indústria do país concluiu com sucesso o desenvolvimento e a produção de diversos equipamentos militares, mesmo tendo um orçamento militar inferior aos de seus adversários.

Comentar