Notícias do Brasil

Bolsonaro exonera diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo

Nesta sexta-feira (24), o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Sputnik

Maurício Leite Valeixo foi levado ao cargo pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, que na quinta-feira (23) ameaçou pedir demissão se o presidente exonerasse Valeixo, informa G1.

A declaração sobre o decreto foi publicada no Diário Oficial da União. Até o momento, não há relatos sobre um substituto para o comando da PF.

Oficialmente, a assessoria do Ministério da Justiça nega que Moro tenha chegado a pedir demissão, sem dar mais detalhes sobre as recentes tensões entre o ministro e o presidente.

Na tarde da quinta-feira (23), de acordo com o Valor Econômico, diante do posicionamento do chefe da pasta da Justiça, Bolsonaro havia aceitado segurar, por ora, a demissão de Valeixo, em troca da permanência de Moro, que, por sua vez, teria manifestado o desejo de participar da escolha do novo comandante da PF nos próximos meses.

Bolsonaro exonera diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Valeixo

O ministro da Justiça anunciou a escolha do diretor-geral da PF em novembro de 2018, antes de Bolsonaro tomar posse do governo.

Valeixo foi superintendente da Polícia Federal no Paraná durante a operação Lava Jato, quando Moro era juiz federal responsável pelos processos da operação na primeira instância.

Comentar