Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 22 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil está de olho nas notícias mais importantes desta quarta-feira (22), marcada pelo colapso do sistema de saúde do Amazonas, pela reabertura gradual dos EUA e pelo lançamento do primeiro satélite militar iraniano.
Sputnik

Coronavírus no Brasil

De acordo com as secretarias estaduais de Saúde, o Brasil registra 43.368 casos de COVID-19 e 2.761 vítimas fatais. Somente na última semana, foram registrados mais de 1.000 novos óbitos. Os sistemas de saúde do país começam a entrar em colapso: o Ceará anunciou que 100% das vagas de UTI estão ocupadas e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto (PSDB), disse à Folha de São Paulo que a cidade chegou ao "ponto de barbárie". Nesta quarta-feira (22), o governador de São Paulo, estado mais afetado pela COVID-19, irá divulgar o plano de reabertura econômica, a ser executado a partir de 11 de maio.

Caixa paga hoje auxílio a mais 7,2 milhões de brasileiros

Nesta quarta-feira (22), a Caixa Econômica Federal deve repassar o auxílio emergencial de R$ 600 a cerca de 7,2 milhões de brasileiros. O lote de hoje inclui 1,2 milhão de beneficiários do Cadastro Único, 1.924.261 beneficiários do Bolsa Família e 4,1 milhões de cadastrados via aplicativo e site. A Caixa já repassou cerca de R$ 16,3 bilhões a 24,2 milhões de brasileiros. No entanto, o banco alerta que seu sistema está sobrecarregado por pessoas que, apesar de não terem direito ao auxílio, acessam o aplicativo.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 22 de abril

Mais de 2.7000 mortes por COVID-19 em 24 horas nos EUA

Mais de 2.700 pessoas infectadas pelo novo coronavírus faleceram em um único dia nos EUA, informou a Universidade Johns Hopkins (EUA). Os EUA são o país mais afetado pela COVID-19, com mais de 825 mil casos e 45.075 vítimas fatais. Quase 50% das mortes ocorreram em somente uma semana. No entanto, o presidente Donald Trump anunciou que 20 estados norte-americanos estão se preparando para suspender as medidas de isolamento social.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 22 de abril

Austrália engrossa coro e pede investigação internacional sobre COVID-19

Nesta quarta-feira (22), o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, informou ter conversado com os líderes da França, Alemanha e EUA para apoiar a condução de uma investigação internacional sobre a origem e propagação do novo coronavírus. A embaixada da China em Camberra acusou o governo australiano de ser "porta-voz da administração Trump", que busca culpar a China pela pandemia. Nesta terça-feira (22), o estado norte-americano de Missouri processou a China e pediu uma compensação financeira por danos causados pelo novo coronavírus.

ONU alerta para risco de fome 'de proporções bíblicas' em função da COVID-19

O diretor-geral do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, David Beasley, alertou para a possibilidade de fome "de proporções bíblicas" nos próximos meses, afetando 265 milhões de pessoas, em função da pandemia de COVID-19. Para ele, cerca de 130 milhões de pessoas poderão passar fome até o fim de 2020, além dos 135 milhões que já estão em zonas consideradas de alta vulnerabilidade. A Comissão Econômica para América Latina e Caribe (CEPAL), por sua vez, alertou que a retração econômica na região, estimada em 5,3%, deve ser a maior da história.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quarta-feira, 22 de abril

Afeganistão pede ajuda a Moscou para combater COVID-19

Nesta quarta-feira (22), o governo de Cabul solicitou ajuda à Rússia para combater a epidemia de COVID-19 no país, informou o embaixador russo em Cabul, Aleksandr Mantitsky, à Sputnik. "Recebemos o pedido através da comissão parlamentar conjunta", disse o embaixador. O Afeganistão confirmou 1.093 casos de COVID-19 e 36 vítimas fatais até o momento. A Rússia, por sua vez, informou ter realizado 2,2 milhões de testes em seu território. Moscou já registra quase 58 mil casos de COVID-19 e 513 vítimas fatais.

Comentar