Turquia pretende comprar mísseis Patriot dos EUA e manter S-400 russos

Turquia está pronta para adquirir os sistemas antimísseis Patriot dos Estados Unidos, mas não pensa em se desfazer dos sistemas de defesa antiaérea russos S-400.
Sputnik

A posição de Ancara sobre a compra e manutenção dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400 não mudou, disse nesta terça-feira (14) o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Mevlut Cavusoglu.

"Estamos prontos para comprar os [mísseis] Patriots, se recebermos uma boa oferta", disse Cavusoglu, citado pela Reuters.

"O nosso posicionamento para resolução da questão referente aos S-400 não mudou. Propomos aos EUA a criação de um grupo de trabalho técnico com a inclusão da OTAN, e a OTAN pode liderar esse grupo de trabalho técnico, na verdade. Essa oferta ainda está sobre a mesa", acrescentou.

Em março, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, disse que os Estados Unidos abrandaram sua posição sobre a compra dos sistemas de defesa antiaérea S-400 pela Turquia e reduziram suas demandas, solicitando somente que Ancara não colocasse a arma russa em serviço ativo.

A Rússia iniciou a entrega dos sistemas S-400 para a Turquia em julho de 2019. Os Estados Unidos exigiram que a Turquia cancelasse as compras, pressionando Ancara para adquirir sistemas de mísseis Patriot, fabricados nos EUA. Os Estados Unidos também ameaçaram atrasar ou cancelar as entregas dos caças F-35 de quinta geração para a Turquia.

Turquia, no entanto, se recusou a fazer concessões relacionadas à compra do S-400.

Comentar