Inimigo do meu inimigo? EAU teriam adquirido sistema de mísseis de Israel para forças de Haftar

Relatos sugerem que os Emirados Árabes adquiriram sigilosamente um sistema avançado de mísseis de Israel para o Exército Nacional da Líbia (LNA), comandado pelo marechal Khalifa Haftar.
Sputnik

Segundo reportagem do jornal New Arab, citando suas fontes, os Emirados Árabes Unidos estão fornecendo armas para Haftar a fim de combater os drones entregues pela Turquia ao Governo do Acordo Nacional (GNA) líbio.

As fontes apenas informaram que o sistema de defesa aérea é "avançado" e "produzido por um fabricante israelense".

O sistema de armas já foi supostamente transportado para o Egito e deve seguir para o leste da Líbia depois que as tropas do LNA forem treinadas para operá-lo.

A indústria de defesa de Israel é conhecida pela fabricação de vários sistemas de defesa antiaérea, como Arrow, David's Sling e Cúpula de Ferro.

De acordo com as informações, o acordo de venda destas armas foi feito apesar da inexistência de relações diplomáticas formais entre Israel e os Emirados Árabes Unidos.

Inimigo do meu inimigo? EAU teriam adquirido sistema de mísseis de Israel para forças de Haftar

Apesar das alegações, as autoridades de Israel, Emirados Árabes Unidos e LNA não comentaram a veracidade das informações da mídia.

Competição pelo controle do país

Lar das maiores reservas de petróleo do continente africano, a Líbia, devastada pela guerra, recebe equipamentos militares de fornecedores de todo o mundo, à medida que as potências mundiais buscam sustentar o LNA ou o GNA, enquanto os dois competem pelo controle do país.

Em janeiro, a Turquia deu um passo sem precedentes ao enviar tropas para apoiar o GNA em meio à ofensiva em curso de Trípoli. Desde então, os dois lados se envolveram em guerra de drones, combates aéreos e operações terrestres.

Comentar