Vêm à tona FOTO da superfície do Sol de 'ultra-alta definição' inigualável

Um novo estudo sobre o Sol pode ajudar a melhorar a compreensão sobre esta estrela e como as tormentas solares podem afetar a vida na Terra.
Sputnik

A Universidade de Central Lancashire (Reino Unido) publicou nesta quinta-feira (9) imagens da "mais alta resolução" jamais tiradas anteriormente da superfície do Sol. As fotografias revelam fios magnéticos extraordinariamente finos que estão cheios de gases eletrificados em altíssimas temperaturas.

Vêm à tona FOTO da superfície do Sol de 'ultra-alta definição' inigualável

As fotos foram obtidas pela Câmera de Imagens de Alta Resolução (Hi-C, na sigla em inglês), um telescópio espacial da NASA que pode detectar estruturas da atmosfera solar tão pequenas como de 70 quilômetros, um tamanho que corresponde a 0,01 das dimensões do Sol.

O estudo, realizado pelos pesquisadores da universidade britânica em conjunto com o Centro Marshall de Voos Espaciais da NASA e publicado pelo Astrophysical Journal, pode ajudar a melhor compreender os fios de calor do Sol e como as erupções e tormentas solares poderiam afetar a vida na Terra.

"Até o momento, os astrônomos solares observaram nossa estrela mais próxima com uma 'definição padrão', enquanto a qualidade excepcional dos dados proporcionados pelo telescópio Hi-C nos permite examinar uma área do Sol em 'ultra-alta definição' pela primeira vez", ressaltou Robert Walsh, professor de física solar na Universidade de Central Lancashire.

Comentar