Notícias do Brasil

Manguinhos tem 3 mortes causadas pela COVID-19, diz secretaria

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro (SES) voltou atrás e corrigiu a informação circulada anteriormente nesta quarta-feira (8) de que cinco mortes haviam sido confirmadas na Rocinha, comunidade na Zona Sul do Rio.
Sputnik

A pasta se desculpou e disse que houve um erro no painel alimentado com dados da secretaria. A informação correta é na verdade a existência de seis casos confirmados na comunidade, sendo que cinco pacientes têm outras doenças prévias que podem complicar o quadro, mas ainda não foi registrada nenhuma morte na Rocinha.

"A SES reforça que trabalha para a correção de dados e que, numa análise preliminar, os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados sendo 5 com comorbidade", disse em nota.

Em Manguinhos, na Zona Norte da cidade, foram registradas três mortes causadas pela COVID-19, até o momento a secretaria ainda não se posicionou para informar se essas mortes estão de fato confirmadas. Na comunidade, segundo publicou o portal G1, os pacientes mortos são dois homens e uma mulher, todos com idade entre 50 e 59 anos.

De acordo com o último balanço das autoridades divulgado nesta terça-feira (7), o Rio de Janeiro tem confirmadas 89 mortes e 1.688 casos da doença.

Veja a nota da secretaria na íntegra:

"A SES errou! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que a informação publicada no Painel Coronavírus sobre óbitos em bairros (incluindo Rocinha) não está correta. A secretaria pede desculpas pelo erro e trabalha para continuar sendo transparente e disponível neste momento de crise do coronavírus. Pedimos desculpas sobretudo aos veículos de comunicação que divulgaram as informações confiando no painel, lançado na última semana com o objetivo de levar mais informações à população. A SES reforça que trabalha para a correção de dados e que, numa análise preliminar, os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados sendo 5 com comorbidade. Como mostra a imagem a seguir, não era possível ter mais números de óbitos no painel dos que os já confirmados pela SES (89).

A SES informa que o boletim divulgado ontem está correto, com 1.688 casos confirmados e 89 óbitos por coronavírus (COVID-19) no estado, além de 78 óbitos em investigação."

Comentar