Coalizão liderada pelos EUA se retira da base aérea de Al Taqaddum no Iraque

A coalizão internacional liderada pelos EUA que luta contra o grupo terrorista Daesh anunciou sua retirada da base aérea de Al Taqaddum, localizada no centro do Iraque.
Sputnik

"A Força-Tarefa Conjunta Combinada – Operação Resolução Inerente [CJTF-OIR, na sigla em inglês] realizou em 4 abril de 2020 a cerimônia de entrega da zona especial da coalizão internacional na base aérea de Al Taqaddum às forças de segurança iraquianas devido ao seu êxito na campanha contra o Daesh [organização terrorista proibido na Rússia e em outros países]", lê-se no comunicado da coalizão, aponta o jornal Military Times.

O informe acrescenta que a decisão não se deve ao surto do novo coronavírus, nem aos recentes ataques contra as bases militares dos EUA no Iraque.

Coalizão liderada pelos EUA se retira da base aérea de Al Taqaddum no Iraque

No passado 20 de março a Força-Tarefa Conjunta informou que a coalizão estadunidense começou a reduzir sua presença militar neste país.

Na semana passada, a mesma coalizão entregou outra base aérea, a K1, localizada na província iraquiana de Kirkuk, às Forças Armadas daquele país.

O Parlamento iraquiano aprovou em 5 de janeiro por maioria de votos a retirada das tropas estrangeiras e defendeu o fim da cooperação com as forças da coalizão internacional.

Comentar