Google divulga dados para demonstrar efetividade de quarentena em 131 países

Nesta quinta-feira (2), a Alphabet Inc's, empresa-mãe do Google, divulgou relatórios sobre a movimentação de seus usuários em mais de 131 países em março.
Sputnik

O mês de março foi escolhido pela maioria dos governos de todo o globo para iniciar medidas de contenção da COVID-19, pedindo a seus cidadãos que permaneçam em casa.

As análises de localização, vinculadas aos celulares de bilhões de usuários, auxiliam as autoridades de saúde a conferir se as pessoas estão obedecendo às medidas de segurança exigidas.

Os relatórios revelam visitas a estações de metrô, trem e ônibus, lojas, parques e outras categorias de lugares em um período de cinco semanas. Para especialistas em doenças infecciosas, analisar as viagens de grupos por idade, renda e outros dados demográficos poderia ajudar a definir estratégias e anúncios públicos, informa a agência Reuters.

A empresa norte-americana informou ter publicado estes relatórios para evitar dúvidas sobre o que está fornecendo às autoridades, considerando o debate global sobre o equilíbrio entre a proteção da privacidade e a necessidade de prevenção de contaminações. A companhia assegurou que adotou medidas técnicas para evitar que dados específicos de seus usuários sejam identificados.

Comentar