Notícias do Brasil

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 2 de abril

Bom dia! A Sputnik Brasil está acompanhando as matérias mais relevantes desta quinta-feira (2), marcada pelo anúncio de MP do governo brasileiro para reduzir jornada e salários, e pela reação dos preços do petróleo às declarações de Trump, enquanto o mundo se aproxima da marca de 1 milhão de casos de COVID-19.
Sputnik

Coronavírus no Brasil e no mundo

As secretarias estaduais de saúde registraram 6.931 casos de coronavírus em todo o Brasil e 224 vítimas fatais. O estado de São Paulo concentra o maior número de casos, com 2.981 infectados. O Brasil é o 17º país mais atingido pela COVID-19 no mundo, de acordo com a Universidade Johns Hopkins (EUA). No mundo, já são 937.783 casos confirmados da doença e 47.261 vítimas fatais. Os países com maior número de casos são os EUA, Itália e Espanha.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 2 de abril

Governo anuncia MP para reduzir jornada e salários

O governo federal anunciou uma medida provisória que irá permitir a redução da jornada de trabalho, com redução de salário. Cerca de 24,5 milhões de trabalhadores devem ser afetados pela medida, que custará aproximadamente R$ 51 bilhões aos cofres públicos. A redução salarial pode ser de 25%, 50% ou de 70% e vigorar por 90 dias. O congresso, por sua vez, deve votar o "orçamento de guerra" na Câmara nesta sexta-feira (03).

Coronavírus nos EUA

O número de americanos que solicitam seguro-desemprego deve bater recorde pela segunda semana consecutiva, reportou a Reuters. Na semana passada, 3,3 milhões de trabalhadores pediram o benefício. Mais de 80% da população dos EUA está em quarentena, um aumento de 30% em relação à semana passada. O presidente Donald Trump considera suspender os voos domésticos para zonas mais afetadas, enquanto o Pentágono anuncia que se prepara para fornecer ao governo 100 mil sacos mortuários para uso civil.

Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 2 de abril

Preços do petróleo em alta após declarações de Trump

Os preços do petróleo estão em tendência de alta nesta quinta-feira (02), após o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciar que a Arábia Saudita e a Rússia estão próximas de chegar a um acordo sobre o volume de produção. "Eu acho que eles vão solucionar a questão nos próximos dias", disse Trump, acrescentando que teve "ótimas" conversas com o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, e com o presidente russo, Vladimir Putin.

Coreia do Norte afirma não ter nenhum caso de COVID-19

Nesta quinta-feira (02), o diretor do departamento anti-epidemias da Coreia do Norte, Pak Muong Su, informou que o país não tem casos de COVID-19. "Nenhuma pessoa está infectada pelo novo coronavírus no nosso país por enquanto", disse Pak à Associated Press. Dentre as medidas adotadas por Pyongyang estão a "quarentena de todos os que chegaram do exterior, desinfecção de bens importados e fechamento de fronteiras".

  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou, nesta quarta-feira (01), que o número de casos mundialmente se aproxima de 1 milhão e que praticamente todos os países do mundo já registraram casos de COVID-19.
  • Em fevereiro, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia informou haver enviado, por solicitação do governo de Pyongyang, 1.500 kits de testes à Coreia Norte, em função "do risco persistente" representado pela COVID-19.
Manhã com Sputnik Brasil: destaques desta quinta-feira, 2 de abril

Europa irá lançar aplicativo de rastreamento para combate à COVID-19

Cientistas europeus anunciaram apoio ao lançamento de aplicativos para rastrear pessoas que tenham estado em contato com pacientes de COVID-19. Um grupo de especialistas europeus de oito países estão desenvolvendo a ferramenta, que gera polêmica em função de poder violar as garantias de privacidade. A cidade de Moscou já anunciou o lançamento de um aplicativo para rastrear pessoas em quarentena obrigatória. Pesquisadores dos EUA, por sua vez, utilizam dados de localização de usuários do Facebook para avaliar a eficácia das políticas de distanciamento social.

Ajuda humanitária russa para os EUA

A ajuda humanitária mútua entre Rússia e EUA em momento de crise é inédita e deve continuar no futuro, declarou nesta quinta-feira (2) Morgan Ortagus, funcionário do Departamento de Estado dos EUA. Na quarta-feira (1º), a Rússia enviou aos EUA uma aeronave de carga An-124 com respiradores, máscaras, óculos protetores, entre outros suprimentos médicos. O embaixador da Rússia em Washington, Anatoly Antonov, confirmou o envio da ajuda humanitária e disse estar seguro de que, no futuro, os EUA poderão retribuir a ajuda à Rússia, que também combate o novo coronavírus. 

Comentar