Sem ajuda, curdos sírios se dizem despreparados para enfrentar COVID-19

Os curdos sírios não estão prontos para combater a pandemia da COVID-19, já que nenhum organismo internacional forneceu a ajuda solicitada pelo Conselho Democrático da Síria (SDC), disse um representante do órgão.
Sputnik

"O norte e o leste da Síria estão em uma situação muito perigosa. Precisamos de ajuda e apoio da comunidade internacional, mas até agora não recebemos absolutamente nenhuma ajuda ou apoio", disse Bassam Saker, representante do SDC nos EUA e membro do Comitê Presidencial. "Nossa região nem sequer tem capacidade para testar o coronavírus, muito menos tratar efetivamente ou colocar em quarentena os pacientes". 

​​Segundo Saker, devido às más condições de vida, que pioraram nos nove anos de guerra civil, as pessoas ficaram com a saúde enfraquecida e toda a infraestrutura de saúde foi severamente danificada, sem contar que muitos ainda se encontram em campos de refugiados, deslocados, ou vivem em tendas, em condições propícias à disseminação do vírus.

Ainda de acordo com ele, no momento, não é possível saber quantos casos de COVID-19 existem no norte e no leste da Síria, devido à falta de testes. E, apesar dos apelos à ONU, à OMS e a outras organizações internacionais há semanas, nada foi feito até agora.

"O coronavírus certamente está em nosso meio, mas não temos a capacidade de testá-lo. É apenas uma questão de tempo até que a situação se transforme em uma tragédia em grande escala. Precisamos gravemente de ajuda e apoio internacionais [...] Se não recebermos ajuda e apoio da comunidade internacional, incluindo kits de teste, o norte e o leste da Síria serão totalmente devastados."

Comentar