Governador da Lombardia agradece à Rússia pela ajuda e chama discordantes de 'chacais'

O governador da Lombardia, a província mais afetada pelo coronavírus na Itália, agradece aos "amigos russos" e critica duramente aqueles que se opuseram à ajuda prestada pela Rússia à sua região.
Sputnik

Perante a controvérsia em torno da ajuda médica e sanitária enviada pela Rússia à Itália, que segundo alguns colocaria esta última em uma posição de dependência de Moscou, Attilio Fontana, o governador da região italiana mais atingida pela epidemia de COVID-19, expressou sua gratidão aos "amigos russos", em declarações à Sputnik Itália.

"É uma pergunta política à qual respondo rapidamente. Como disse o famoso poeta Dante: 'Não vamos falar deles, mas olhar e passar'. É uma controvérsia política para a qual não ligo", afirmou Fontana.

"Digo obrigado aos nossos amigos russos que nos enviaram médicos, obrigado por nos enviarem outros homens que podem ajudar com a desinfecção. Se há alguém que se oponha a isso, não passa de um chacal", disse o governador da Lombardia.

Por sua vez, Fabrizio Sala, vice-governador da Lombardia, agradeceu "ao governo russo por esta assistência. É um apoio importante e concreto para lutar contra este inimigo invisível que só pode ser derrotado se todos permanecermos unidos", disse ele ao portal Askanews.

Ajuda russa

O grupo de especialistas russos enviado para socorrer a cidade de Bergamo, a mais afetada, é composto por 104 pessoas, entre médicos, enfermeiros e técnicos sanitários. A equipe irá trabalhar no hospital de campanha a ser montado na Feira de Bergamo.

O comboio de veículos, formado por 22 caminhões e vários ônibus com virologistas e médicos militares russos, chegou na noite de 26 de março a Bergamo.

Vale igualmente recordar que entre 22 e 25 de março, 15 aviões russos transportaram para a Itália cerca de uma centena de virologistas e oito equipes de médicos experientes no controlo de infecções, bem como uma grande quantidade de equipamento médico.

Comentar