Putin adia votação do pacote de emendas constitucionais em função da COVID-19 (VÍDEO)

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, faz pronunciamento em rede nacional na Rússia sobre a pandemia da COVID-19.
Sputnik

O presidente russo considera necessário adiar o voto popular do pacote de emendas constitucionais, previsto para ocorrer na Rússia no mês de abril.

"Eu acredito que a votação deve ser adiada para uma data posterior", disse o presidente, referindo-se à consulta popular marcada para o dia 22 de abril.

Após agradecer aos profissionais de saúde pelo trabalho, Vladimir Putin decretou recesso de uma semana em todo o país, sem diminuição de salário. A licença remunerada deve se estender do dia 28 de março a 5 de abril.

"Por favor, não se renda à ideia de que 'ah, isso não vai me afetar'. Isso pode afetar qualquer um. E o que está acontecendo agora em vários países ocidentais, tanto na Europa quanto além do oceano, pode ser o nosso futuro próximo", alertou Putin.

No entanto, estruturas consideradas essenciais ao funcionamento do país como transporte, instituições de saúde e órgãos dos poderes legislativo, executivo e judiciário devem continuar trabalhando.

O presidente russo manifestou estar particularmente preocupado com as micro e pequenas empresas e sugeriu a adoção de medidas para pessoas sob risco de inadimplência. 

Putin adia votação do pacote de emendas constitucionais em função da COVID-19 (VÍDEO)

Neste contexto, Putin pediu para que empregadores garantam a manutenção dos postos de trabalho, ressaltando que a Rússia irá providenciar auxílio.

"Nossa tarefa mais importante, eu estou apelando a todos os empregadores, é garantir a estabilidade no nosso mercado de trabalho, para prevenir um aumento no desemprego", disse Putin.

O presidente russo lembrou que o local mais seguro para os cidadãos russos agora é dentro de casa e acrescentou que a prioridade, neste momento, deve ser a saúde dos cidadãos.

O presidente propôs o aumento em 2% da taxação sobre pagamentos de dividendos que sejam retirados do país. Putin acrescentou que a Rússia está preparada para se retirar unilateralmente de acordos bilaterais sobre dupla taxação, caso outros países discordem da medida adotada.

Comentar