Pedaço da Guerra Fria: achado submarino dos EUA naufragado no Pacífico (VÍDEO)

Descoberto a uma profundidade de 3.300 metros, o submarino USS Stickleback SS-415 naufragou em 1958 enquanto participava de exercícios de guerra antissubmarino.
Sputnik

Exploradores localizaram recentemente os destroços de um submarino da Marinha dos EUA que naufragou há mais de 50 anos no oceano Pacífico, não muito longe da costa da ilha havaiana de Oahu.

O submarino foi encontrado por pesquisadores da organização privada Projeto Lost 52, que informaram em comunicado sobre o achado na semana passada.

De acordo com registros, o submarino naufragou em 28 de maio de 1958, após uma colisão acidental com o navio da Marinha norte-americana USS Silverstein. Ambas as embarcações estavam realizando exercícios de guerra antissubmarino no momento da colisão.

Um modelo tridimensional do submarino, reconstruído a partir de fotos, mostra que a embarcação está bem preservada, provavelmente porque se encontra a uma grande profundidade. "É possível ler o nome [do submarino], e dá para ver os números no casco. É extraordinário. Não seria possível ver este tipo de preservação em águas rasas", afirmou Robert Neyland, diretor de arqueologia subaquática do Comando de História e Patrimônio Naval dos Estados Unidos, ao portal Live Science.

Comentar