Rússia enviará médicos e equipamentos à Itália para combater a COVID-19

A Rússia enviará virologistas, médicos e equipamentos para a Itália para ajudar a combater a pandemia do novo coronavírus, segundo informou o Ministério da Defesa da Rússia no sábado (21).
Sputnik

A Itália tem hoje um número de casos confirmados da COVID-19 que ultrapassa os 53,5 mil e o maior número de mortes registradas pela doença, 4.825.

O comunicado publicado pelo Ministério da Defesa da Rússia afirma que a assistência será enviada a partir deste domingo (22), conforme a ordem do presidente russo Vladimir Putin.

"Conforme a disposição do lado italiano, as aeronaves militares da Força Aeroespacial da Rússia entregarão à república [da Itália] oito equipes móveis de especialistas em virologia e médicos russos, sistemas de desinfecção de aerossóis automotivos para transporte e território, além de equipamentos médicos", disse o comunicado do Ministério.

O ministro da Defesa italiano, Lorenzo Guerini, mais tarde agradeceu à Rússia por prestar assistência imediata e confirmou que a Itália está pronta para aceitar a ajuda a partir deste domingo.

O presidente russo, Vladimir Putin, e o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, também discutiram a pandemia da COVID-19 durante conversas telefônicas ainda no sábado, quando Putin confirmou a disponibilidade da Rússia em fornecer ajuda.

Após originar-se na China em dezembro de 2019, o epicentro do surto do novo coronavírus mudou-se para a Europa, e até o momento se espalhou principalmente na Itália. O país está em quarentena desde 9 de março e todas as atividades em massa, incluindo eventos esportivos, foram canceladas.

Em todo o mundo, o número de casos confirmados de COVID-19 atingiu 307.277 pessoas e mais de 13 mil morreram, segundo o monitor da doença disponibilizado pela universidade Johns Hopkins. Em 11 de março, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia devido ao novo surto do coronavírus.

Comentar