Xeque-mate à economia: que erro cometeu Wall Street frente ao coronavírus?

Apesar dos estragos que o coronavírus vem causando nos mercados acionários globais, alguns especialistas de Wall Street mantêm o otimismo.
Sputnik

Os analistas da Morningstar Inc., uma empresa provedora independente de pesquisa e gestão de investimentos da Wall Street, acreditam que essa pandemia será "leve" para o setor financeiro.

Segundo a análise, os EUA teriam um grande número de camas de terapia intensiva e um avançado sistema de saúde. Será que este otimismo tem certa razão?

Na verdade, a existência de muitas camas não significa que estejam livres para os pacientes de COVID-19. O número das pessoas que não serão tratadas pode ser muito grande, conforme mostra a experiência na Itália.

Os especialista admitem que a falta de seguro de saúde e licença médica paga levará provavelmente a taxas de infecção mais elevadas nos EUA. Consequentemente, isso pode levar as pessoas sem seguro de saúde, relutantes em procurar tratamento, e aqueles sem licença médica paga a irem trabalhar mesmo quando doentes, a fim de ganhar dinheiro suficiente para pagar suas contas. Mesmo com esse revés, o relatório surpreendentemente otimista se baseia na ideia de um regresso à normalidade no setor.

Xeque-mate à economia: que erro cometeu Wall Street frente ao coronavírus?

Durante os dois primeiros meses deste ano, os mercados dos EUA praticamente ignoraram os perigos crescentes de uma pandemia e assumiram que quaisquer problemas econômicos estariam confinados apenas à China, explica o colunista Kurt Cobb do canal russo RT. Porém, a "ficha" começou a cair no final de fevereiro e levou ao colapso histórico do mercado acionário.

Segundo o autor do artigo, Wall Street simplesmente não estaria a ver as implicações políticas e sociais do presente colapso.

O atual problema, sugerem vários especialistas, terá um impacto indireto na confiança no sistema econômico e nas instituições governamentais, que supostamente devem proteger as pessoas em tais emergências.

Esse vírus estaria agora colocando em xeque-mate pressupostos profundamente enraizados sobre segurança básica, proteção, cuidados de saúde e também arranjos econômicos e políticos que não parecem ser capazes de responder à altura a tais emergências, opinou o colunista. Na realidade, a pandemia veio abalar a fé em um sistema econômico que deixa tantos sem meios para responder a tal situação de vida ou de morte.

Comentar