Verdadeiro 'Parque dos Dinossauros' existiu na Escócia há 170 milhões de anos

Pesquisadores identificaram dois locais na ilha escocesa de Skye, que contêm traços de pegadas de diversos dinossauros do período Jurássico.
Sputnik

Alguns destes traços de milhares de anos foram deixados por estegossauros, que até então se desconhecia que tenham habitado a região, de acordo com um estudo disponibilizado na publicação científica PLOS ONE.

"Esta é a primeira vez que é identificado um estegossauro da Escócia, um dos mais antigos descobertos no mundo", afirma em entrevista à Newsweek Stephen Brusatte, um dos autores do estudo da Universidade de Edimburgo. "[Recentes descobertas] nos dizem que estes famosos dinossauros estavam evoluindo e se espalhando na metade do período Jurássico, como parte de uma onda de diversificação de dinossauros."

Na ilha de Skye foram encontradas mais de cinquenta pegadas bem preservadas.

Verdadeiro 'Parque dos Dinossauros' existiu na Escócia há 170 milhões de anos

Fósseis de dinossauros e seus rastros do período Jurássico Médio – uma época em que dinossauros viviam uma franca evolução – não são comumente encontrados. Contudo, a ilha escocesa trouxe à tona as recentes descobertas que apontam para um ecossistema rico em animais da época.

"Estas descobertas são importantes para a Escócia, e expandem a lista de dinossauros encontrados aqui", comenta Brusatte. "Agora sabemos que havia uma grande diversidade de dinossauros carnívoros e herbívoros, alguns grandes e outros pequenos."

"Estes fósseis são uma janela para uma das fases mais importantes da evolução dos dinossauros", agrega o pesquisador da universidade escocesa.

Comentar